Search
Close this search box.

Montadoras acusam empresas chinesas de dumping

Montadoras tradicionais com fábricas no Brasil irão protocolar um pedido de investigação contra empresas chinesas como BYD e GWM, acusando-as de dumping (prática de vender abaixo do custo de produção) no mercado nacional. O alvo principal são os automóveis, mas caminhões, ônibus e máquinas agrícolas e rodoviárias também serão incluídos.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a denúncia será feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que representa 25 montadoras, ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Leia mais: “Chineses dominam o mercado de carros elétricos do Brasil”

As duas empresas chinesas dominam as importações de veículos elétricos e híbridos. Em 2024, BYD e GWM venderam juntas mais de 106 mil unidades no Brasil, somando 60% dos modelos eletrificados importados. A Anfavea afirma que essa prática prejudica a competitividade da indústria local.

Empresas chinesas negam dumping

A GWM afirmou seguir as leis brasileiras e internacionais, enquanto a BYD negou qualquer irregularidade, destacando seu investimento em uma fábrica em Camaçari (BA).

A associação, no entanto, defende que subsídios governamentais e preços abaixo do custo de produção configuram dumping, prática que já levou a União Europeia a impor tarifas de até 35% sobre veículos elétricos chineses.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Dumping é uma prática comercial adotada por empresas para eliminar a concorrência. Trata-se da comercialização de produtos com preço abaixo do mercado, mesmo que isso represente uma diminuição do lucro em um primeiro momento.

YouTube video

Além do setor automotivo, a Anfavea criticou o crescimento das importações de máquinas agrícolas e rodoviárias, especialmente em licitações públicas.

Um levantamento aponta que 32% dos equipamentos adquiridos pelo Programa de Aceleração do Crescimento vêm de empresas estrangeiras com pouca estrutura no Brasil.

Leia também:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Macêdo diz que derrubada de decreto do IOF foi derrota do país

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, disse nesta quinta-feira (26), em…

assista ao programa de 1º/7/2025

O Oeste com Elas vê com olhar afiado os principais fatos do Brasil e do…

Crusoé: Os desafios em meio a negociações delicadas entre Mercosul e UE

Seis meses após a assinatura do acordo político entre a União Europeia (UE) e os…