Esta sexta-feira, 26, foi marcada por conquistas brasileiras no Mundial Paralímpico de Natação, em Singapura. Gabriel Araújo e Mariana Gesteira garantiram medalhas de ouro para o país, resultados que reforçaram o protagonismo do Brasil no evento, o qual ainda terá disputas no sábado 27.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O “Gabrielzinho”, como é conhecido, dominou os 50m costas da classe S2 e alcançou sua terceira vitória dourada nesta edição. Aos 23 anos, o nadador completou a prova em 53s06, quase quatro segundos à frente do segundo colocado, o atleta neutro Vladmir Danilenko, que marcou 56s54. Já o bronze ficou com Polish Czech Jacek, com 57s73.
Desempenhos individuais no Mundial Paralímpico de Natação

Com este desempenho, Gabrielzinho soma agora nove ouros em mundiais, distribuídos igualmente entre os 50m costas, 100m costas e 200m livre. O mineiro de Santa Luzia também acumula cinco medalhas douradas em Paralimpíadas.
“Não planejo muito o que alcançar”, afirmou o nadador, depois da premiação. “Só sei que posso ir cada vez mais longe. A cada vez que venho e consigo me superar, vejo que ainda não estou no meu máximo, que ainda posso alcançar muito mais, ser mais rápido. Vamos crescendo e evoluindo aos poucos. Sempre nos momentos certos, vou mostrar meu melhor desempenho. Desde a minha primeira competição, em 2015, sabia que eu tinha nascido para ser um nadador paralímpico.”
Já Mariana Gesteira, atleta fluminense de 30 anos, conquistou pela primeira vez o ouro nos 100m costas da classe S9. Ela liderou a prova de ponta a ponta e fechou com 1min08s79. A espanhola Nuria Soto ficou com a prata, ao registrar 1min09s01, e a canadense Jibb Mary completou o pódio, com 1min10s63.
Esse foi o segundo pódio da brasileira Mariana em Singapura, já que ela também havia conquistado a prata nos 100m livre S9.
Leia também: “Impostos podem matar setor náutico no Brasil”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 289 da Revista Oeste
Até o momento, o Brasil acumula 36 pódios no Mundial de Singapura, desempenho que dá ao país o momentâneo sexto lugar no quadro geral de medalha. Ao todo, são 12 ouros, 15 pratas e nove bronzes.