Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Após pedido da AGU, STF derruba porte de arma para atiradores em Roraima

Após pedido da AGU, STF derruba porte de arma para atiradores em Roraima

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, por unanimidade, uma lei estadual que permitia o porte de armas para atiradores desportivos no estado de Roraima. 

A ação para derrubar a lei foi movida pela Advocacia-Geral da União (AGU), representando a Presidência da República contra o estado.

O julgamento tramitava no plenário virtual do STF e foi finalizado na última sexta-feira (14). A AGU argumentou que a legislação brasileira, dentro do Estatuto do Desarmamento, proíbe o porte de arma de fogo em todo território nacional a não ser para casos de atividades de risco.

Para o relator do caso, o ministro do STF André Mendonça, “a Lei nº. 1.670/2022, do Estado de Roraima, contém inegável vício de inconstitucionalidade formal, pois regula tema cuja edição de normas gerais é de competência legislativa privativa da União e as normas federais que, atualmente, regulam o porte de arma e a atividade de atirador desportivo”.

A Suprema Corte entendeu que o decreto violou a competência da União para autorizar e fiscalizar produção e o comércio de “material bélico”, argumento que constava na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela AGU.

“O Tribunal, por unanimidade, conheceu da ação direta de inconstitucionalidade e julgou procedente o pedido para declarar a inconstitucionalidade formal da Lei nº. 1.670/2022, do estado de Roraima, nos termos do voto do relator”, assinou Mendonça em decisão.

Citando o Estatuto do Desarmamento, é mencionado que os atiradores desportivos não possuem direto ao porte de trânsito das armas e nem ao porte de arma para defesa pessoal, que são concedidos, respectivamente, pelo Exército e pela Polícia Federal (PF).

De acordo com a AGU, a medida compõe uma lista de dez ações no STF para pedir a declaração de inconstitucionalidade de leis estaduais e municipais. 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasileiros estão aderindo ao CPF na nota e ganhando mais do que esperavam

Incluir o CPF na nota fiscal é uma prática que vem ganhando popularidade no Brasil…

Mauro Vieira se reunirá com Erika Hilton após decisão dos EUA sobre visto

À CNN, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (18) que vai…

Botafogo e Atlético-MG prontos para clássico pelo Brasileirão

O Campeonato Brasileiro de 2025 tem revelado dinâmicas interessantes entre as equipes, especialmente no que…