Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Bolsonaro pede acesso a provas no inquérito do golpe

Bolsonaro pede acesso a provas no inquérito do golpe

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou acesso integral às provas do inquérito do golpe. Os advogados alegam que, embora tenham recebido um disco rígido com a cópia da apuração, as mídias entregues estão incompletas.

“Estas mídias não contemplam nem a totalidade da prova já utilizada nos autos (representação inicial e relatório final), nem da prova obtida após encerrada a fase de cumprimento de diligências, ou seja, quando estas não estavam mais em curso”, escreveu a defesa do ex-presidente.

Os advogados também alegam cerceamento do direito à defesa, pois as diligências já foram encerradas e o caso está em análise na Procuradoria-Geral da República (PGR).

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal (PF) em novembro de 2024. A PGR deve apresentar a denúncia ao Supremo até o fim deste mês.

Na petição, os advogados afirmam que tiveram acesso a um HD externo com 111.176 arquivos em 3 de fevereiro. No entanto, ao analisá-lo, encontraram apenas sete mídias de celular apreendidas, identificadas com os nomes “Mauricio Cid” e “Gabriela Santiago”, além de celular “em nome de Cid” e os aparelhos de Marcelo Costa Camara e Ailton Gonçalves Moraes Barros.

A defesa ainda afirma que, somente de celulares, foram mais de 30 apreendidos.

Esta não é a primeira vez que o ex-presidente recorre ao STF para solicitar acesso integral ao material da investigação. Um dos conjuntos de provas que permanece sob sigilo é a delação do ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid.

O ex-assessor de Jair Bolsonaro já prestou mais de uma dezena de depoimentos. Apenas o primeiro é de conhecimento público.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Campo progressista não pode romantizar segurança, diz Contarato

O senador do PT Fabiano Contarato, eleito para presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do…

Republicanos culpam fatores externos por derrotas em estados democratas

Os republicanos reagiram às derrotas nas eleições locais dos Estados Unidos, na terça, 4, minimizando…

Senado aprova por unanimidade isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 5, por unanimidade, o projeto de lei que amplia…