Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Comissões do Senado devem ser instaladas na próxima terça-feira

Comissões do Senado devem ser instaladas na próxima terça-feira

As comissões temáticas do Senado devem ser instaladas na próxima terça-feira (4), segundo informou, a ministros e líderes, o candidato favorito para a Presidência da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).

O dia será o primeiro de atividades após a abertura do Legislativo. A eleição dos presidentes e integrantes dos colegiados também deve ocorrer na terça-feira.

O anúncio de Alcolumbre foi feito durante um jantar na casa do líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP). Também participaram, do evento, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

A vitória de Alcolumbre é dada como certa, já que ele tem o apoio do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da maior parte dos partidos da Casa, incluindo o PT e o PL.

As comissões temáticas do Senado trocam de comando a cada dois anos. A escolha dos presidentes segue a regra de proporcionalidade dos maiores partidos. No entanto, o apoio dos partidos ao futuro presidente da Casa influencia nos acordos para as indicações dos presidentes dos colegiados.

O PSD, que tem a maior bancada da Casa, deve ficar com a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O senador Otto Alencar (PSD-BA) é o mais cotado para assumir o posto.

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pleiteia a Comissão de Educação – para a senadora Teresa Leitão (PT-PE). O partido também quer a presidência da Comissão do Meio Ambiente, e negocia a indicação do senador Fabiano Contarato (PT-ES).

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, busca o comando da Comissão de Segurança Pública e pretende indicar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a presidência.

O partido também busca o comando da Comissão de Infraestrutura. O cotado para a presidência do colegiado é o senador Marcos Rogério (PL-RO).

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) deve assumir a Comissão de Direitos Humanos. No governo Bolsonaro, ela foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

As definições dos presidentes dos colegiados temáticos costumam ser antecipadas, por fazerem parte dos acordo para a eleição do presidente do Senado e da nova Mesa Diretora.

A eleição para a presidência da Casa está marcada para este sábado (1°), às 10h. Além de Alcolumbre, devem concorrer ao cargo os senadores Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Soraya Thronicke (Podemos-MS).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

O pagamento mais aguardado do Imposto de Renda que chega no final de julho

Imposto de Renda 2025 já movimenta milhões de contribuintes no Brasil, especialmente aqueles que aguardam ansiosamente…

Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos

A imposição de tarifas comerciais de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil aos…

Vírus mortal é encontrado no Grande Canyon

Após o feriado de 4 de julho, autoridades de saúde do condado de Coconino, no…