Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Gabinete de Lula dispensa servidor e dá vaga a amigo de Janja

Gabinete de Lula dispensa servidor e dá vaga a amigo de Janja

O Palácio do Planalto dispensou o servidor responsável por cuidar do acervo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O historiador Claudio Soares Rocha perdeu o posto para Jackson Raymundo, amigo da primeira-dama Janja da Silva. Ele era secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação, segundo o jornal Estadão. O gabinete de Lula e a assessoria da primeira-dama não se manifestaram.

A Diretoria de Documentação Histórica fica no gabinete pessoal de Lula, no Palácio do Planalto. A área responde principalmente pela organização do acervo privado do presidente, incluindo, desse modo, os presentes recebidos e as cartas que chegam para o chefe do Executivo. Sem cargo formal no governo, Janja tem influência na gestão desde que Lula assumiu o mandato, em 2023. 

Janja tenta manter o seu poder 

A primeira-dama já interferiu diversas vezes em decisões do Poder Executivo. Ela usa os serviços de uma equipe informal com pelo menos 12 integrantes. Algumas dessas pessoas cuidam da gravação e da edição de vídeos que a mulher de Lula usa em seus perfis pessoais nas redes sociais, principalmente em viagens internacionais. 

Apesar disso, Janja não teria sido poupada pelo novo chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), o publicitário Sidônio Palmeira, que substitui o ex-ministro Paulo Pimenta. A ida de um aliado de Janja para cuidar do acervo pessoal de Lula ocorre no momento, diz o Estadão, em que o Planalto tenta abrigar apadrinhados da primeira-dama depois da troca de comando na Secom.

YouTube video

Exonerado do cargo, Claudio Soares Rocha já obteve a sua aposentadoria junto ao governo federal, onde cuidou dos acervos de José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. Em 2023, Lula o chamou de volta para a função.

A substituição do auxiliar do presidente ocorreu pouco depois de o Planalto organizar uma exposição sobre a história de Lula. O conteúdo ganhou espaço no terceiro andar do prédio onde fica o gabinete presidencial. Um dos itens expostos é uma camisa preta e branca que Lula usou quando era dirigente sindical.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CNU 2025: inscrições começam em 2 de julho, veja tabela de cargos 

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começam em 2…

Crusoé: Haddad usa Bolsonaro em sessão de bajulação a Lula

Acuado pelo rombo fiscal que o governo prepara para o próximo presidente da República, o…

Moraes é o novo relator da ação que pode retomar aumento do IOF

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, determinou nesta segunda-feira, 30, a redistribuição ao ministro…