Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Governo desclassifica oito marcas de azeite por fraude

Governo desclassifica oito marcas de azeite por fraude

O governo federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), desclassificou, nesta sexta-feira, 6, oito marcas de azeite de oliva depois de identificar fraude na composição dos produtos. De acordo com a pasta, todos os lotes afetados são impróprios para o consumo e, assim, estão sendo recolhidos.

“As análises confirmaram que os produtos não atendem aos requisitos da Instrução Normativa nº 01/2012, que estabelece os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva”, informou o Mapa em nota oficial. Exames detectaram principalmente a presença de outros óleos vegetais, o que desse modo caracteriza fraude. Apenas uma das oito marcas divulgadas tem registro regular.

Governo diz que consumidor pode exigir troca

O Ministério orienta que consumidores interrompam imediatamente o uso dos produtos e dessa forma solicitem a substituição junto ao estabelecimento onde fizeram a compra. O direito consta do Código de Defesa do Consumidor.

Quem quiser fazer reclamação pode encaminhar a denúncia pelo canal Fala.BR, informando nome e endereço do local de venda. O Mapa alerta ainda para o risco de uso indevido de nomes semelhantes aos de marcas conhecidas, reforçando sobretudo a importância de verificar atentamente os dados do rótulo.

Anvisa também apontou irregularidades

Além da ação do Mapa, autoridades já desclassificaram outras seis marcas este ano, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A razão é a origem desconhecida. São elas: La Ventosa, Grego Santorini, Quintas D’Oliveira, Alonso, Escarpas de Oliveira e Almazara.

YouTube video

“Como se trata de alimentos com origem desconhecida, não é possível ter nenhuma garantia da qualidade e da própria composição dos produtos”, afirmou a agência.

+ Leia mais notícias de Economia na Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ex-presidente do INSS se nega a responder perguntas de relator da CPI 

O ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto se negou a responder as perguntas do relator da Comissão Parlamentar Mista de…

INSS escalonou pagamentos até novembro para evitar filas, mas você pode sacar errado se não conferir o penúltimo número

O pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente ao mês de…

Nobel de Economia premia pesquisas sobre inovação e destruição criativa

Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt são os vencedores do Prêmio Nobel de Economia…