Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Kataguiri quer reverter decisão do STJ que derruba tese do racismo reverso

Kataguiri quer reverter decisão do STJ que derruba tese do racismo reverso

Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitar a tese de “racismo reverso” e entender, por unanimidade, que o crime de injúria racial deve ser aplicado somente no caso de ofensa a pessoas negras, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) vai tentar reverter a decisão.

Kataguiri protocolou, na última quarta-feira (5), um projeto de lei que propõe mudanças na Lei 7.716, de 1989, que define os crimes que são resultados de preconceito de raça e cor.

Na peça, o deputado alega que o projeto de lei “tem, por objetivo, aprimorar a Lei nº 7.716, de 1989, conferindo maior abrangência à tipificação dos crimes de preconceito, para que sejam reconhecidos e punidos independentemente da cor, raça, etnia, religião ou procedência nacional da vítima”.

“Há outros grupos que também são vítimas de atos discriminatórios análogos e que necessitam da mesma proteção legal. […] O projeto reforça a imparcialidade da legislação penal, vedando a dosimetria [cálculo da pena] diferenciada, de pena com base em critérios subjetivos, relacionados à origem ou pertencimento a determinados grupos”, diz trecho do PL.

Na última terça-feira (4), a 6ª turma do STF julgou um caso em que um homem branco acusava um negro de injúria racial em razão da cor de pele. Segundo a legislação brasileira, o crime de injúria racial é equiparado ao de racismo.

Os ministros concluíram que uma pessoa branca não pode ser vítima de racismo.

A Defensoria Pública da União (DPU) também declarou a impossibilidade da existência de “racismo reverso”. Segundo a DPU, a Lei de Racismo visa proteger grupos sociais historicamente discriminados pela própria existência, não sendo possível incluir nela pessoas que pertencem a grupos historicamente privilegiados.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Campo progressista não pode romantizar segurança, diz Contarato

O senador do PT Fabiano Contarato, eleito para presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do…

Republicanos culpam fatores externos por derrotas em estados democratas

Os republicanos reagiram às derrotas nas eleições locais dos Estados Unidos, na terça, 4, minimizando…

Senado aprova por unanimidade isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 5, por unanimidade, o projeto de lei que amplia…