Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Líder da FPA critica medida do governo para diminuir preços dos alimentos

Líder da FPA critica medida do governo para diminuir preços dos alimentos

O presidente da rente Parlamentar da Agropecuária no Congresso, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), criticou as medidas do governo federal para combater o aumento dos preços dos alimentos. 

“A ideia de diminuir tarifas de importação de gêneros alimentícios é mais uma medida desesperada e mal pensada do governo que insiste em ignorar os problemas macroeconômicos, o controle inflacionário, câmbio descontrolado e gasto público exorbitante”, declarou Lupion em nota divulgada à imprensa nesta sexta-feira (24).

De acordo com o deputado, medidas visando o corte de gastos públicos seriam mais eficientes, e o Executivo federal não teria “capacidade e compromisso em cortar seus próprios gastos”.

 

“A inflação como um todo, não apenas dos alimentos, está descontrolada pela falta de capacidade e compromisso do governo em cortar seus próprios gastos e ter o mínimo de responsabilidade com as suas contas”, continua o parlamentar, à frente da bancada desde 2022.

Lupion cita que os preços dos produtos agropecuários brasileiros seguem os padrões mundiais, e “anunciar que vai abrir importações é simplesmente jogo de cena demagógico para induzir a população a achar que estão fazendo algo prático para baixar preços”.

Aumento nos preços

Ainda nesta sexta-feira (24), de acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário discutam um novo Plano Safra para estimular a produção agropecuária.

O objetivo, segundo Fávaro, seriam aumentar a produtividade e, com isso, conter a inflação dos alimentos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país, teve alta de 0,11% nos preços em janeiro. O indicador econômico foi puxado por alimentação e bebidas, que tiveram avanço de 1,06% no mês.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

O pagamento mais aguardado do Imposto de Renda que chega no final de julho

Imposto de Renda 2025 já movimenta milhões de contribuintes no Brasil, especialmente aqueles que aguardam ansiosamente…

Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos

A imposição de tarifas comerciais de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil aos…

Vírus mortal é encontrado no Grande Canyon

Após o feriado de 4 de julho, autoridades de saúde do condado de Coconino, no…