Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Rússia condena construção de Domo de Ferro nos Estados Unidos

Rússia condena construção de Domo de Ferro nos Estados Unidos

O governo russo condenou a ordem do presidente Donald Trump para a construção de um avançado sistema de defesa antimísseis nos Estados Unidos. O escudo é similar ao Domo de Ferro que protege o espaço aéreo de Israel. O Kremlin acusa Washington de desestabilizar o equilíbrio nuclear mundial e fomentar um potencial confronto militar.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Em 27 de janeiro, Trump autorizou o desenvolvimento de um “Domo de Ferro americano”. O escudo antimísseis tem como objetivo proteger os Estados Unidos contra ataques balísticos, hipersônicos, mísseis de cruzeiro e outras ameaças aéreas.

A Casa Branca justificou a medida como uma modernização necessária do sistema atual, o qual considera “obsoleto”. O plano é preparar o país para enfrentar ameaças que se tornaram mais complexas com o avanço bélico dos seus adversários.

Decisão dos Estados Unidos é vista como uma ‘militarização do espaço’

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que o plano dos EUA representa uma tentativa de minar a capacidade da Rússia e da China de manter uma dissuasão nuclear eficaz.

Donald Trump com o presidente russo, Vladimir Putin
Donald Trump com o presidente russo, Vladimir Putin | Foto: Divulgação/Casa Branca

Maria alertou que a ação prejudicaria as negociações sobre o controle de armas nucleares. Esse tema tem recebido apoio tanto de Trump quanto de Vladimir Putin, presidente da Rússia.

“O plano prevê diretamente um fortalecimento significativo do arsenal nuclear americano e meios para conduzir operações de combate no espaço, incluindo o desenvolvimento e a implantação de sistemas de interceptação baseados no espaço”, destacou a porta-voz russa.

A Rússia vê essa movimentação como mais uma confirmação do foco dos EUA em transformar o espaço em uma arena de confronto armado. Maria enfatizou que “as abordagens norte-americanas não vão contribuir para reduzir as tensões ou melhorar a situação na esfera estratégica, incluindo a criação de uma base para um diálogo frutífero sobre armas ofensivas estratégicas”.

Posição oficial do governo norte-americano

Sobre o Domo de Ferro, a Casa Branca diz que não teve foco no fortalecimento do arsenal nuclear dos EUA. Ela afirmou que “o Domo de Ferro promoverá os objetivos da paz por meio da força”.

“Ao capacitar os Estados Unidos com uma capacidade de segundo ataque, o Domo de Ferro impedirá adversários de ataques à pátria”, explicou o governo Trump.

Leia também: “As mais lidas do mês: deputada norte-americana manda recado para Lula e Moraes”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Renda fixa ou variável em 2025? Descubra o melhor investimento

Com a chegada de 2025, investidores enfrentam a importante decisão de onde alocar seus recursos…

Motta diz que decisão de pautar PL da Anistia é de líderes partidários

Um dia após o pedido de urgência para o projeto de lei (PL) que prevê…

Ancelotti na Seleção? CBF envia representante para acertar com o treinador

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está em busca de um novo técnico para a…