Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • STF ouve 5 ex-ministros de Bolsonaro, no caso do suposto golpe

STF ouve 5 ex-ministros de Bolsonaro, no caso do suposto golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, nesta quinta-feira, 29, o terceiro dia de depoimentos das testemunhas indicadas pela defesa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro, Anderson Torres, no processo sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, em 2022.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Torres é integrante do chamado “núcleo 1”. Segundo a acusação, esse grupo é responsável pelas principais decisões e medidas que poderiam impactar a sociedade. As oitivas começam às 8h, por videoconferência, e reúnem ex-ministros e autoridades do período de Bolsonaro no poder.

Testemunhas e o andamento dos depoimentos no STF

1ª Turma do Supremo Tribunal Federal 22-04-25
O julgamento do núcleo 2 na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal — Brasília, 22/4/25 | Foto: Gustavo Moreno/STF

Entre as testemunhas estão Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia; Bruno Bianco, ex-Advogado-Geral da União; Celio Faria, ex-ministro da Secretaria de Governo; Paulo Guedes, ex-ministro da Economia; Wagner Rosário, ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU); e Adler Anaximandro Cruz e Alves, procurador-federal.

Os depoimentos relacionados a Torres tiveram início na última terça-feira, 27, e seguirão até esta sexta-feira, 30. Além dos nomes ligados ao ex-ministro, também prestam esclarecimentos nesta semana testemunhas indicadas por Jair Bolsonaro, pelo ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e pelo general Walter Braga Netto, todos réus na mesma ação.

Leia mais: “A ruína do consórcio”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 270 da Revista Oeste

O acesso da imprensa aos depoimentos é restrito. Jornalistas acompanham por um telão no STF, sem permissão para gravação, conforme decisão do relator, Alexandre de Moraes. O conteúdo completo será anexado ao processo em 2 de junho. Ao todo, 82 pessoas prestarão depoimento nessa fase.

Fase de instrução criminal e coleta de provas

A fase de instrução criminal começou em 19 de maio, com as oitivas de testemunhas do núcleo central investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsável por liderar a suposta organização criminosa. O objetivo é reunir provas para subsidiar o julgamento do caso.

YouTube videoYouTube video

Além das oitivas, o colegiado do STF vai reunir outros tipos de conteúdos, como documentos e perícias requeridas pela acusação e pela defesa. O objetivo é esclarecer todos os fatos apurados durante o processo.

Neste mesmo dia, os ministros do STF se encontrarão em plenário às 14h para discutir temas como a constitucionalidade da Cide nas remessas ao exterior, questionamentos sobre cargos no Tribunal de Contas de Goiás, transporte de animais em aviões, leis salariais para delegados de Polícia Civil no Tocantins e pagamento de honorários de perícia envolvendo o Incra e Estados do Centro-Oeste.

Leia também: “Gol de juiz”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 270 da Revista Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

O pagamento mais aguardado do Imposto de Renda que chega no final de julho

Imposto de Renda 2025 já movimenta milhões de contribuintes no Brasil, especialmente aqueles que aguardam ansiosamente…

Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos

A imposição de tarifas comerciais de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil aos…

Vírus mortal é encontrado no Grande Canyon

Após o feriado de 4 de julho, autoridades de saúde do condado de Coconino, no…